http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/768238Mo__ambique.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/399617_sMo__ambique1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/812008_sAngola1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/867587_sAngola2.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/395244_sAngola3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/996574_sAngola5.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/744963_sJap__o3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/749718_sJap__o4.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/121613_sJap__o7.jpglink
Mocambique1 Angola Angola2 Angola Angola4 Japao1 Japao2 Japao3
Lar Sta Teresinha

O Lar de Idosos Santa Teresinha é uma das valências da Obra Missionária de Ação Social (OMAS), cuja sede é em Cucujães. É uma IPSS que iniciou o seu trabalho em 1995 como resposta a necessidades de membros idosos da SMBN e seus familiares. Actualmente tem capacidade para 40 utentes.

O Lar para Idosos destina-se a acolher pessoas idosas, com mais de 65 anos, desinseridas do seu meio familiar e/ou social, e que expressem livremente a sua vontade em ser admitidos.

Tem como objetivos assegurar a satisfação das necessidades básicas do Cliente, tais como: Alojamento, Alimentação, Cuidados de Saúde, Cuidados de Higiene, Conforto, Ocupação e Lazer; promover a continuidade ou reinstituição das relações familiares e de vizinhança; garantir e respeitar a independência, a individualidade, a privacidade e a livre expressão de opinião. Assegurar o tratamento e acompanhamento bio-psíco-social; favorecer os sentimentos de interação, autoestima e segurança; participar no desenvolvimento normal do processo de envelhecimento. Criar condições para que o cliente possa explicitar as suas capacidades criadoras participando ativamente na vida do Lar; proporcionar aos clientes, que o desejarem, uma adequada assistência religiosa.

O Lar para Idosos realiza atividades recreativas e ocupacionais assim como culturais, intelectuais, espirituais/religiosas, desportivas e festivas.

 



 

Desfolhada do milho (26 de Outubro de 2016)

No dia 26 de Outubro realizou-se no lar de Santa Teresinha do Menino Jesus, a tradicional desfolhada do milho. Vieram também os utentes do Lar da Fundação Manuel Brandão de Cucujães para este convívio. Foi tal a vontade de trabalhar que o milho acabou em pouco tempo. Pena que não tivesse aparecido o "milho Rei" para o tradicional Xi Coração. Até houve tempo para fado bem gemido, mesmo sem guitarras. Tudo acabou com a merendola de convívio. Foi um momento para recordar os tempos de antanho que fizeram a meninice de muitos de nós.



Festa Lar Santa Teresinha (1 de Outubro de 2016)

No dia 1 de Outubro, festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das Missões e também Padroeira do Lar de Idosos, celebrámos o dia mundial do Idoso com Eucaristia na Igreja Paroquial e tarde recreativa no refeitório grande do seminário. Concelebraram vários sacerdotes da casa e do Lar numa celebração em que estiveram todos os utentes, várias funcionárias e alguns familiares. Os leigos Boa Nova animaram a celebração. Foi almoço de festa em que participaram todos os padres da casa e alguns familiares. Toda a tarde foi de animação, já com a presença de muitos familiares. Foi um dia de alegria, em que procurámos valorizar o Lar como centro de espiritualidade missionária. Aqui, os nossos missionários, já debilitados pelos anos, pelo trabalho e pelo cansaço, continuam a oferecer as suas vidas pela Missão à qual se doaram. É outra face da Missão.


 

 



Festa do Natal (19 de Dezembro de 2015)

No Lar de Santa Teresinha do Menino Jesus em Cucujães estão oito dos nossos missionários. Há também alguns familiares dos nossos missionários, pessoas que trabalharam durante a vida pela Sociedade Missionária e outros utentes cujos familiares o procuram.

 

A Direcção tem-se preocupado por manter uma relação muito próxima com os seus familiares e amigos que os visitam com alguma frequência. Ao longo do ano organiza encontros e convívios com os seus familiares. No dia 19 de Dezembro de 2015 fez-se a festa do Natal em que participámos todos: utentes, os missionários residentes no seminário, direcção, funcionários e colaboradores, e também os familiares de quase todos. Foi dia cheio, com Eucaristia às 11.30 e almoço comunitário no refeitório das colónias. Sala cheia; muitas crianças. Jovens, música, dança… Era uma alegria no rosto de todos. Foi Natal. Jesus foi o animador da festa.

O Lar de Santa Teresinha do Menino Jesus: utentes, funcionários e colaboradores, direcção a todos os seus amigos desejam Santo Natal.


 

 


 

 
 

 
 
 
 
Share