http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/768238Mo__ambique.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/399617_sMo__ambique1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/812008_sAngola1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/867587_sAngola2.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/395244_sAngola3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/996574_sAngola5.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/744963_sJap__o3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/749718_sJap__o4.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/121613_sJap__o7.jpglink
Mocambique1 Angola Angola2 Angola Angola4 Japao1 Japao2 Japao3
ANIMAG

Semana Missionária em Vidago

Os Instintos Missionários – ANIMAG – dinamizaram mais um tríduo de animação missionária conjunta em Vidago, Vigararia do Alto Tâmega, na diocese de Vila Real de 22 a 26 de Maio. Três equipas estiveram em 11 paróquias marcando presença nas escolas da vila e nos diversos sectores da vida pastoral dessas paróquias. Essa actividade começou no domingo à tarde com o envio missionário presidido pelo Bispo Diocesano e terminou com a procissão do Corpo de Deus com representantes de todas as paróquias visitadas. Foi signicativo o empenho dos três párocos que acompanharam as equipas missionárias em todos os momentos.

Assembleia anual do ANIMAG

De 3 a 6 de Novembro realizou-se na casa diocesana de Vila Real a assembleia anual do ANIMAG. Para além da presença de D. Amândio, Bispo desta diocese e do Diretor Diocesano das OMP, P. Horácio Botelho da Sociedade Missionária da Boa Nova, juntaram-se 43 animadores missionários dos diversos Institutos Missionários que fazem parte desta associação. Para além da oração, estudo, partilha e reflexão tivemos tempo ​para ​ convívio e conhecimento da região. Porque se tratava duma assembleia eletiva foram eleitos os Padres Francisco Costa​,​ dos missionários dehonianos​,​ para presidente e João Amâncio​,​ da consolata​,​ para vice presidente. As Ir.Ângela Nóbrega​,​ de S. José de Cluny​,​ e Fernanda​,​ das Franciscanas Missionárias de Maria​,​ para secretária e tesoureira. Nesta assembleia foram programadas as atividades em conjunto para 2016.

 

 

 

 

O que é?

O ANIMAG é o grupo dos missionários e missionárias que, dentro do IMAG (Institutos Missionários Ad Gentes), se dedicam à animação missionária, em Portugal. Começaram a reunir e a trabalhar juntos desde o início do IMAG, em 1982

 

Os objectivos

- Animar missionariamente a Igreja Portuguesa e os seus agentes pastorais: alargar os horizontes da missão até aos confins da terra, educar à mundialidade e solidariedade, aos valores da justiça e paz e integridade da criação, …

- Organizar acções de formação permanente para os vários membros dos Institutos Missionários

- Conjugar esforços entre os vários Institutos missionários, de modo a sermos testemunhas da comunhão eclesial, sem perder a especificidade e particularidade do carisma de cada Instituto

Organização

Todos os animadores missionários dos Institutos inscritos formam o grupo ANIMAG.

A nível Nacional

O Secretariado ANIMAG, onde cada Instituto tem um/a representante, coordena as várias actividades que se realizam ao longo do ano. Neste momento, participam também nas reuniões do Secretariado um representante da FEC (Funcação Evangelização e Culturas) e o Secretário da Comissão Episcopal das Missões (responsável das OMP). Reúne 3 vezes ao ano.

Dentro do Secretariado existe o Secretariado Permanente, escolhido rotativamente por um período de dois anos, e que é formado por 4 membros de diferentes Institutos: Presidente, Vice-presidente, Secretário e Tesoureiro.

A nível zonal

O grupo ANIMAG está dividido por zonas, segundo a área de trabalho que lhe está confiada. Há 4 zonas:
- Zona 1, que engloba as dioceses de Braga, Vila Real, Bragança e Viana do Castelo;
- Zona 2, que abrange a diocese do Porto, Aveiro, Lamego e Viseu;
- Zona 3, constituída pelas dioceses de Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco e Portalegre;
- Zona 4, constituída pelas dioceses de Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Évora, Algarve e ainda diocese do Funchal e de Angra.

Cada zona escolhe também um presidente e secretário, a fim de coordenar as várias actividades da zona. As zonas reúnem-se regularmente, segundo as exigências das várias actividades. Elas têm autonomia na organização de actividades que decidirem realizar.

Programa de Actividades

A nível Interno
- Assembleia anual para todos os animadores missionários dos institutos, no mês de Novembro, com um tema de formação, revisão e planeamento do ano pastoral. - Três encontros do Conselho Nacional para organização das actividades.

 

A nível externo
- As semanas de animação missionária (SAM), que incluem visitas a doentes, encontros com crianças, adolescentes, jovens (dentro ou fora do âmbito escolar) e adultos;
- A dinamização do Mês missionário e a preparação do Guião “Outubro Missionário”, em colaboração com as OMP; semanas orientadas para a geminação de paróquias;
- A Semana Santa em paróquias mais carenciadas sobretudo no Algarve e Alentejo, com a participação de jovens de vários pontos do país.

(Fonte: animagpt.blogspot.com)

 
 

 
 
 
 
Share