http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/768238Mo__ambique.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/399617_sMo__ambique1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/812008_sAngola1.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/867587_sAngola2.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/395244_sAngola3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/996574_sAngola5.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/744963_sJap__o3.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/749718_sJap__o4.jpglink
http://missionarios.boanova.pt/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/121613_sJap__o7.jpglink
Mocambique1 Angola Angola2 Angola Angola4 Japao1 Japao2 Japao3
Japão: samurai beatificado

7 de Fevereiro foi grande dia de festa para a Igreja Católica do Japão.  Foi beatificado Justo Takayama Ukon (1552-1615), o samurai que nos séculos XVI-XVII foi despojado de todos os seus haveres e deportado para as Filipinas onde morreu, conservando-se sempre fiel à sua fé.

A celebração, presidida pelo Cardeal Ângelo Amato em nome do Papa Francisco, foi realizada no grande Pavilhão do Castelo de Osaka e contou com a presença de todo o episcopado nipónico,  cerca de 15, mais 15 bispos vindos de países vizinhos, para além de mais de 10.000 fiéis.

 

Estiveram também presentes vários membros da Sociedade Missionária da Boa Nova. P. Marco Casquilho, que reside no Japão e tem sido o nosso guia e anfitrião nestes dias; P. Adelino Ascenso, Superior Geral da SMBN, que foi pároco de Takatsuki,  terra onde viveu o samurai, e fez parte da comissão para a sua beatificação;  P. Domingos Areais, da Diocese do Porto, que há anos foi pároco em Takatsuki, quando esteve no Japão como padre associado da SMBN; P. Hipólito Vida, acabado de chegar de Moçambique e que agora vai iniciar a sua aventura de estudo de japonês;  P. Augusto Farias, na sua primeira visita ao Japão.

 

Foi um grande momento de encontro com muitos amigos e conhecidos e onde se pôde verificar a amizade e o apreço pelo trabalho aí realizado pelos nossos companheiros. Foi um verdadeiro dia de festa em todos os sentidos.

No dia seguinte, 8 de Fevereiro, foi celebrada na catedral de Osaka a Missa de Ação de Graças pela beatificação. A celebração foi presidida por D. Joseph Mitsuaki Takami arcebispo de Nagasaki e presidente da Conferência Episcopal Japonesa.


 
 

 
 
 
 
Share